Em conjunto com Tribal DDB, nosso objetivo era projetar um ambiente onde a interação criativa fosse apoiada e criar o maior número possível de lugares de trabalho em uma estrutura com mesas flexíveis e um grande espaço aberto. Tudo isso mantendo ainda um ambiente de trabalho que estimulasse longas jornadas de trabalho e concentração. Como a Tribal DDB faz parte de uma rede internacional, fez-se necessária uma identidade clara para o projeto, que coubesse também à companhia sede da DDB. O projeto deveria refletir uma identidade amigável e lúdica, mas também profissional e séria. As contradições destas questões pediram por soluções de projeto bastante flexíveis.
Situado em um edifício cuja estrutura não poderia ser alterada, foi desafiadora a tentativa de integrar esses elementos existentes no projeto, que se tornou uma adição ao todo. i29 buscou solucionar vários problemas com apenas um gesto. Primeiramente buscou-se um material que fosse uma alternativa ao sistema de forros, mas que pudesse também cobrir partes estruturais inteiras, como uma grande escada circular. Além disso, a acústica foi uma questão muito importante, já que faziam parte do programa espaços abertos que estimulassem a criatividade.
Isso nos levou ao uso de tecidos. Eles são lúdicos e podem criar imagens fortes conceitualmente, são perfeitos para absorver sons e criam, portanto, privacidade nos espaços abertos. E poderíamos usá-los para cobrir efetivamente partes danificadas com a demolição. Provavelmente não há outro material que possa ser utilizado em pisos, forros, paredes, mobiliários e luminárias da mesma forma que o tecido. Também é durável, isolante acústico, à prova de fogo e não agride o meio ambiente. Mas isso não quer dizer que tenha sido fácil criar todos esses elementos com apenas um material.
i29 sempre procura opções que respondam à múltiplas questões simultaneamente. Essas escolhas contam uma estória conceitual da companhia, dos espaços e dos usuários dos espaços. Lidam com questões práticas e funcionais e devem apresentar qualidades individuais também. Estes “níveis” são entrelaçados; um leva ao outro. Se você perceber como ele serve ao seu propósito ele te leva até a companhia. Se você perceber a imagem poderosa independente, ele te leva para a funcionalidade, e assim por diante.
No i29 acreditamos que simplicidade constrói caráter. Compare com seres humanos; indivíduos fortes sempre têm um ou poucas características que se destacam. Todos sabem como é difícil manter o foco na coisa que é mais importante. Isso vale para os projetos. O resultado de se ser muito seletivo é levar esta única coisa ao limite. Isso também gera um campo de tensão e dá energia a um espaço infalível no caos. E o mais importante: isso te deixa em um ambiente carismático.
Arquitetos: i29 | interior architects
Localização: Duivendrecht, Holanda
Cliente: Tribal DDB Amsterdam
Área Projeto: 650 m²
Fotografias: i29 | interior architects